Estratégias Nutricionais para Mulheres na Menopausa

Nutrição para Mulheres na Menopausa

 

A menopausa é uma fase natural na vida de toda mulher, caracterizada pela interrupção da menstruação e a diminuição da produção de hormônios reprodutivos, principalmente o estrogênio. 

A fase reprodutiva da mulher se inicia a partir da primeira menstruação. Já a menopausa começa com o fim do último ciclo menstrual, o que ocorre por volta dos 44 e 56 anos.

A transição hormonal da menopausa pode trazer algumas mudanças no corpo e na saúde das mulheres. Assim, uma alimentação adequada pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da menopausa. Aqui estão algumas dicas para uma alimentação saudável durante a menopausa:

 

Consuma alimentos ricos em cálcio na menopausa: 

A perda óssea é comum durante a menopausa, devido à diminuição dos níveis de estrogênio. Portanto, consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, tofu, sardinha e folhas verdes escuras, pode ajudar a manter a saúde dos ossos e evitar a osteoporose.

Confira a matéria Alimentação do Idoso com Osteoporose na qual explicamos como a alimentação previne a osteoporose e fortalece a saúde óssea.

 

 

Aumente o consumo de alimentos ricos em fitoestrógenos: 

Os fitoestrógenos são compostos vegetais que podem ter efeitos semelhantes aos do estrogênio no corpo. Por isso podem ajudar a repor naturalmente os hormônios nessa fase. Você deve aumentar o consumo de alimentos ricos nestas substâncias, chamadas  fitoestrógenos. Dentre eles estão a soja (procure pela soja orgânica), linhaça, inhame, grão-de-bico e lentilha.

 

Inclua alimentos ricos em ômega-3: 

Os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a aliviar sintomas como ansiedade e depressão, comuns durante a menopausa por seu potencial anti inflamatório. Em suma, consuma alimentos como peixes, nozes e sementes de chia e de linhaça.

 

Reduza o consumo de sal na menopausa: 

O risco de Hipertensão Arterial aumenta com a menopausa, como consequência da alteração hormonal. Neste sentido, o consumo excessivo de sal pode prejudicar a saúde e aumentar ainda mais o risco de pressão alta. 

Tente reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio, como alimentos processados, salgadinhos e molhos prontos, bem como reduza a adição de sal nos alimentos. Paralelamente, procure caprichar nos temperos naturais para conferir mais sabor às preparações culinárias.

 

Consuma alimentos ricos em vitamina D: 

A vitamina D ajuda na absorção do cálcio e é importante para a saúde óssea. Alguns alimentos ricos em vitamina D são peixes gordurosos, ovos, leite fortificado e cogumelos. Ainda, vale ressaltar que tomar sol pela manhã ou no final da tarde durante 20 minutos é uma excelente forma para elevar a vitamina D. 

 

 

Beba bastante água na menopausa: 

A hidratação é importante para a saúde em geral, e pode ajudar a aliviar sintomas como ressecamento vaginal e ondas de calor.
Portanto, você pode ingerir água saborizada (colocando pedaços de frutas) e chás para facilitar o aumento do consumo!

 

Procure ajuda profissional: 

Se você está sofrendo com sintomas intensos da menopausa, procure a ajuda de um profissional de saúde. Além de orientações alimentares, um médico pode indicar tratamentos específicos para aliviar os sintomas.

Lembre-se de que a alimentação saudável é importante em todas as fases da vida. Assim, pode ajudar a manter a saúde e o bem-estar durante a menopausa.

 

Por Raiany Boldrini Christe Jalles – CRN4 10100950

 

Leia também:

A importância da Alimentação da Mulher

6 Benefícios do Chá Verde

Autora

Agende sua consulta com a Nutricionista