Existem alguns erros comuns que as pessoas cometem durante o processo de emagrecimento. Aqui estão os mais importantes e frequentes:
Cortar calorias drasticamente:
Muitas pessoas pensam que para emagrecer é preciso reduzir drasticamente o número de calorias que consomem. No entanto, isso pode levar à perda de massa muscular e a uma diminuição do metabolismo, o que torna ainda mais difícil a perda de peso a longo prazo.
Estabelecer metas irreais:
Estabelecer metas irreais, como perder uma grande quantidade de peso em pouco tempo, pode levar a frustração e desmotivação. Portanto, é importante estabelecer metas realistas e alcançáveis a longo prazo. Uma dica é você se parabenizar ou presentear à medida que alcançar alguma meta, a fim de valorizar cada passo que você dá! Isso ajuda a se manter focado nos seus objetivos.
Pular refeições:
Algumas pessoas pensam que pular refeições é uma maneira eficaz de emagrecer, mas na verdade isso pode ser prejudicial para a saúde. Pular refeições pode levar à fome excessiva, ao descontrole alimentar e assim à diminuição do metabolismo.
Se você em algum momento exagerou na alimentação, não tente compensar na próxima refeição. Apenas retorne à rotina alimentar saudável e adequada e procure não se culpar, nem se cobrar por ter exagerado!
Não se exercitar:
O exercício físico é uma parte importante do processo de emagrecimento. Isso porque ele ajuda a queimar calorias, aumentar o metabolismo, melhorar a saúde cardiovascular, aumentar a massa muscular e a controlar a ansiedade.
Não dormir o suficiente:
A falta de sono pode afetar negativamente o metabolismo e aumentar o apetite, o que pode levar ao ganho de peso. Além disso, pode diminuir seu rendimento na atividade física, diminuindo seu gasto calórico.
Focar apenas na balança:
Muitas pessoas se concentram apenas em perder peso e acabam esquecendo de outras medidas importantes de saúde, como o consumo de alimentos saudáveis e a prática regular de exercícios físicos.
Consumir alimentos processados:
Alimentos processados, como salgadinhos, refrigerantes, bolachas e doces, são ricos em calorias, açúcar e gordura, e pobres em nutrientes. Eles podem contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de doenças crônicas.
Por Raiany Boldrini Christe Jalles – CRN41010950
Leia mais:
Receitas de almoço e jantar para emagrecimento